Seja Bem Vindo a F.A.C. 33, sede da Fábrica de Arte e Cidadânia, somos uma sociedade civíl privada sem fins lucrativos, e funcionamos como uma Galeria Escola de Arte que fica nos Arcos da Lapa – RJ, aonde acontecem exposições, oficinas, reuniões culturais, Mappin (Projeções Mapeadas), acesso a tecnologias, articulações entre artistas e interessados na cultura que interfere na vida social urbana do Estado do Rio de Janeiro.
Nossa missão é promover o acesso a arte para todas as pessoas dos grandes centros urbanos estimulando o exercício pleno
da cidadania através das Artes Visuais, além de fortalecer o protagonismo social e empreendedor dessas pessoas, produzindo ferramentas de sustentabilidade.
Na F.A.C. as ações falam mais que palavras
QUEM É FABIO EMA ?
Renomado no cenário da Arte Urbana no País e Exterior sendo reconhecido como o mais antigo grafiteiro do Rio de Janeiro, Fabio Ema nasceu e começou o seu trabalho na cidade de São Gonçalo.
Seguindo sua ideologia, que preza pela gentileza e solidariedade, logo em sua primeira exposição individual deixou impressa sua preocupação social ao disponibilizar para os jovens carentes atividades técnicas de Graffiti e Artes Visuais.
Fabio Ema foi percursor ao implantar 07 (sete) escolas de graffiti em comunidades carentes do Rio de Janeiro, dentre elas: Mangueira, Manguinhos, Salgueiro, Santa Teresa e São Gonçalo. Com o objetivo de incentivar, preparar e propiciar a esses jovens, através do aprendizado e valorização da arte, uma possibilidade de geração de renda com a comercialização de suas obras através da venda de camisas, bonés, adesivos, telas, painéis, etc.
Fábio Ema idealizou, deu forma e administrou por mais de 15 anos a FÁBRICA DE ARTES E CIDADANIA – FAC. A FAC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, localizada da Lapa - RJ, na rua Mem de Sá, 33, colada aos Arcos da Lapa.
A FAC, além de ser uma escola de graffiti gratuita, atendendo a sua finalidade social, também é um espaço gratuito para exposições, eventos, fóruns e debates sobre arte e cidadania, e conta ainda com uma exposição permanente das obras do seu fundador, Fábio Ema.
As obras comercializadas do Ema somada a parceria de entes públicos e privados é o que torna possível a continuidade do projeto.
Aceitando convite para desenvolver sua arte nos Estados Unidos, Fabio Ema está residindo em Nova York onde escreve um livro sobre a sua história e claro, fazendo aquilo que ele mais sabe, que é pintar para manter vivo o projeto que deu significado a sua vida...a FAC.